Agenda da Páscoa no Douro

O Douro convida a uma escapadela, com animação, bem-estar e a paisagem Património da Humanidade como ambiente.

Além das tradições religiosas locais, há caças aos ovos para os mais novos, delícias típicas, passeios de barco ou comboio, spas luxuosos e visitas a adegas para provar alguns dos melhores vinhos do mundo, numa região que se afirma, cada vez mais, como destino de enoturismo de excelência mundial.
A empresa BarcaDouro e a Rota do Douro organizam programas para o fim-de-semana, com embarque no Porto e subida do rio, para visitar quintas durienses. O regresso ao Porto é feito de comboio.
A Viadouro sugere um cruzeiro com embarque junto ao cais da Régua, seguindo depois até à estação termal de Caldas de Moledo.
Também o Hotel Rural de Penedono e o Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea, em Lamego, propõem programas que incluem passeio de barco.
Mas são muitas as opções para dormir e aproveitar a região, do turismo rural e de habitação, a quintas e alguns dos mais sofisticados hotéis do país. O enoturismo, em particular, é aposta incontornável – por exemplo, a Quinta da Avessada, em Favaios, e a Quinta Nova N. S. Carmo sugerem uma escapada ao “Douro no seu melhor”, com provas de moscatel, winetour guiado e visita ao centro histórico da aldeia vinhateira de Favaios e às suas padarias tradicionais.
Já a Quinta do Vallado, em Vilarinho dos Freires, Peso da Régua, organiza um programa com visita à adega e prova de vinhos, pondo bicicletas e equipamento de pesca à disposição dos hóspedes que queiram aventurar-se. Em Sabrosa, na Quinta do Portal, vencedor do Best of Wine Tourism 2012, pode visitar-se o armazém de envelhecimento da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Nesta época, as tradições pascais não são esquecidas e, por isso, no domingo, em Lamego, vale a pena acompanhar a Procissão do Senhor dos Passos e o Compasso Pascal visita o Hotel Lamego. O hotel oferece pão-de-ló e vinho do Porto aos hóspedes no quarto e buffet de Páscoa para crianças até aos 11 anos. O Compasso passará também pelo Casal de Tralhariz, em Carrazeda de Ansiães.

Na boa mesa duriense
No Douro, a mesa está sempre bem composta. Hotéis e restaurantes esmeram-se nesta época. No restaurante O Costa, em Vila Real, o destaque vai para o menu com alheira de vitela maronesa, cabritinho assado no forno como prato principal e folar regional.
De 1 a 15 de Abril, o Toca da Raposa, em Ervedosa do Douro, celebra também a primeira quinzena gastronómica do cabrito.
Para o menu especial Páscoa, o Solar dos Canavarros, em Sabrosa, serve, em outras especialidades, fumeiro regional e sopa à transmontana. À sobremesa, é de provar o pudim de vinho do Porto.
Em Valença do Douro, a Quinta do Pégo faz provas dos seus vinhos com queijo Terrincho e abre a fogo um Porto Vintage ao jantar no restaurante premiado com medalha de Bronze no concurso de Gastronomia com vinho do Porto. De 2 a 8 de Abril, na reserva de três noites em quarto twin, a quarta noite é oferta.
Em Armamar, a Casa do Lagar apresenta também programas e preços especiais.
Relaxar num ambiente de requinte, em quarto com varanda ou terraço privativo para o Douro é a proposta do Vintage House Hotel, no Pinhão. Entre outras opções para usufruir a região, há viagens de barco do cais do hotel até ao rio Tua e passeios em viaturas todo-o-terreno.
Além de quarto com vista para o Douro, os pacotes do Douro River, em Cambres, incluem uma massagem Tranquilité 40 minutos com aroma de chocolate e livre acesso à piscina e banho turco. Ali perto, em Samodães, o Aquapura Douro Valley promove um programa de 3 noites, num ambiente acolhedor, com vinhos de renome, gastronomia de eleição e um spa de referência.
Verdadeira experiência de luxo, a Quinta da Romaneira, em Cotas, no município de Alijó, tem nas suas “Maisons des Rêves” uma vista privilegiada para o Douro, em grande privacidade, com um sem-fim de ofertas disponíveis para os bolsos mais desafogados.

 

Advertisements

Não hesita!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: